
ESPAÇO EDUCATIVO
Todos os espaços do Museu-Parque Usina Maurício podem ser considerados educativos, pois neles a educação ambiental e patrimonial se unem, transformando o território em sala de aula e a comunidade em mestra.
O programa educativo se organiza em torno de quatro eixos:
-
Patrimônio natural e cultural;
-
Águas, energia e clima;
-
Tecnologia, memória industrial e transformações do trabalho;
-
Paisagismo e integração com a Mata Atlântica.
O acervo do patrimônio industrial da Usina Hidrelétrica Maurício ajuda a refletir sobre os impactos da eletrificação, as mudanças no trabalho e as transformações da paisagem local desde o início do século XX.
As atividades educativas incluem o cuidado com espécies nativas e ornamentais, oficinas e roteiros temáticos que promovem aprendizagens sensíveis, inclusivas e integradas, e nelas a natureza é reconhecida como matéria viva para o aprendizado.
Na maquete estão detalhadas as construções deste Museu-Parque, bem como edificações-chave das paisagens de Piacatuba, Cataguases e Leopoldina. Nela é possível visualizar o relevo e parte da rede hidrográfica da RPPN da Usina Maurício e sua localização nas bacias dos rios Pomba e Novo. E também um dos afluentes do rio Pomba, o córrego do Feijão Cru, que passa junto ao terreno da Casa da Memória de Leopoldina.