top of page

OBSERVATÓRIO AMBIENTAL
DA MATA

O Observatório Ambiental da Mata é dedicado à disseminação de conhecimento sobre o patrimônio natural da Mata Atlântica e sobre as águas. Foi concebido para revelar como o ambiente pode ser observado em diferentes escalas e como cada indivíduo é parte integrante dele. Uma maquete digital ilustra essas perspectivas, desde a imensidão do cosmos até a microescala do museu-parque.

 

O espaço conta com uma biblioteca voltada para temas ambientais e um auditório para palestras, workshops e cursos. Em painéis ilustrativos é destacada a biodiversidade da Mata Atlântica, e no totem são apresentados os desafios climáticos e ambientais do século XXI, seguidos das iniciativas globais, nacionais e locais – incluindo as ações da Energisa – estruturadas para enfrentá-los. Para completar a experiência, o Espaço Viveiro exibe plantas da Mata Atlântica, aproximando os visitantes da riqueza desse bioma, e um café oferece espaço para descanso e convívio.

 

O convite é claro: todos devem assumir sua responsabilidade ambiental, como em um grande mutirão pela sustentabilidade.

DSC09228.JPG
DSC09227.JPG

BIBLIOTECA DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DA MATA

Uma biblioteca — entendida como um conjunto de livros e publicações reunidos e organizados em um espaço físico — revela o espírito e as intenções que orientaram sua composição. Como em um mosaico, cada livro, revista ou exemplar contribui para o acervo com suas singularidades.

 

Para compor a biblioteca do Observatório Ambiental da Mata, selecionamos materiais com temática ambiental, climática e hídrica.

 

Os livros estão distribuídos em dois grupos principais: infantojuvenis e geral. Os infantojuvenis ficam em prateleiras mais baixas, ao alcance das crianças.

 

Eles se organizam em dois grandes conjuntos de assuntos:

 

  • Mata Atlântica, biodiversidade, plantas etc.
     

  • Rios, águas, rede hidrográfica, temas gerais, energia, rio Pomba etc.

 

Essa é uma distribuição inicial. À medida que a biblioteca receber novas doações ou adquirir outras obras, os gestores do OAM poderão reorganizar o acervo.

 

A seleção atual pode ser ampliada, conforme o uso da biblioteca, com periódicos, revistas especializadas e acesso a bases de dados online, garantindo que o acervo permaneça dinâmico e atualizado. Parte desse material poderá ser adquirida, e outra parte deverá vir de doações de bibliotecas e centros de documentação de instituições (SOS Mata Atlântica, MMA, ANA, ICMBio etc.), universidades (UFV, UFJF), EMBRAPA e ONGs.

 

Sem um recorte temporal definido, a biblioteca do Observatório Ambiental da Mata é uma coleção em formação, que pode se expandir e se desdobrar em múltiplas ativações — leitura, pesquisa, publicações, eventos — consolidando-se como um dispositivo de resgate, preservação e promoção da escrita sobre a Mata Atlântica e a biodiversidade da Zona da Mata, bem como sobre a bacia do rio Pomba, em Minas Gerais.

MAQUETE DIGITAL

A maquete digital interativa é uma jornada de descoberta com o tema "Você está aqui", acessível diretamente em uma tela touch no Observatório Ambiental da Mata. Nela, o visitante viaja por diferentes escalas do espaço, partindo da imensidão do cosmos e das galáxias até chegar ao planeta Terra, à América do Sul e às bacias hidrográficas que banham a região. 

 

Ao aproximar ainda mais o olhar, o visitante descobre detalhes sobre a RPPN Usina Maurício e as construções históricas do complexo, conectando o local ao global de forma simples e envolvente. Com imagens realistas e informações interativas, essa experiência ajuda o visitante a compreender seu lugar no mundo e a importância de preservar o patrimônio natural e industrial ao seu redor.

DESAFIOS CLIMÁTICOS E AMBIENTAIS PARA O SÉCULO XXI

No Observatório Ambiental da Mata, o visitante encontra um espaço interativo dedicado a explorar os principais desafios climáticos e ambientais enfrentados no século XXI. O conteúdo apresenta um panorama sobre as transformações do planeta, conectando as causas e efeitos da crise climática a soluções práticas adotadas em níveis global, nacional e local. 

 

Por meio de informações claras e acessíveis, o público compreende a importância de proteger a biodiversidade e os recursos naturais da região e do mundo. Ao final da experiência, o visitante é incentivado a escolher um compromisso pessoal com a sustentabilidade, transformando o conhecimento em pequenas ações positivas para o cotidiano.

CONHEÇA ALGUMAS ESPÉCIES
DA MATA ATLÂNTICA

RELATÓRIO DA PESQUISA HISTÓRICA - MUSEU-PARQUE USINA MAURÍCIO

O relatório final da pesquisa histórica do Museu-Parque Usina Maurício foi produzido pelo Santa Rosa Bureau Cultural e o Instituto PRÓ CITTÀ, com coordenação de Maria Marta Araújo, no âmbito do Projeto Museu-Parque – Usina Maurício – Fase 1 – Pronac 23.2734.

O documento reúne bases teóricas sobre história e memória, diretrizes curatoriais e mapeamento de acervos, e sistematiza resultados sobre a Usina Maurício.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL - RPPN

O Observatório Ambiental da Mata, assim como o Museu-Parque da Usina Maurício de maneira geral, está localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Usina Maurício – uma área preservada de 327 hectares situada na bacia do Rio Novo, afluente do Rio Pomba, nos municípios de Leopoldina e Itamarati de Minas. 

 

A RPPN, mantida pela Energisa, protege a biodiversidade, o patrimônio hídrico e a memória histórica da região. 

Para conhecer mais sobre a reserva, baixe o Plano de Manejo no link abaixo. Elaborado em dezembro de 2023 para orientar a gestão técnica e a conservação ambiental da área, o documento apresenta um diagnóstico detalhado da biodiversidade local e define diretrizes de zoneamento e programas para atividades de proteção, pesquisa científica, educação ambiental e visitação controlada.

cartela de logo_rev.png
bottom of page